Paulo Al-Assal

Que Vida É Essa?

Depressão, ansiedade, stress e suicídios. Que vida é essa? 

Nos últimos meses foram vários casos de suicídios entre pessoas famosas, adolescentes que viviam entre nós, e inúmeras outras que sequer ficamos sabendo de suas histórias. Além disso, quantas pessoas estão com depressão, ansiedade, pânico e outras doenças psicossomáticas? O que está acontecendo? Será que é uma característica da nossa era ou sempre passamos por isso ao longo da nossa história? Se formos pelas estatísticas, infelizmente sim, é uma característica da nossa era. A era do sucesso a qualquer custo, da beleza a qualquer custo, do materialismo sem limites, da pressão da busca da próxima disrupção, do próximo unicórnio, do ser perfeito. O que fizemos com nós mesmos? Até que ponto essa frenesi e obsessão pelo “sucesso” vale a nossa paz? 

A busca pela eterna felicidade é uma eterna utopia e se não mudarmos essa forma de pensar, ficaremos ainda mais doentes como sociedade. E se buscarmos a paz ao invés da felicidade eterna? Sempre teremos dias bons e dias ruins…trust me, minha vida tem sido best case nesse quesito! E sempre será! 

Será que temos mesmo que ter mais do que ser? Apenas para que a sociedade nos veja como pessoas bem sucedidas?! Qual é o trade off disso? Hoje em dia, a nossa própria vida!! Que maluquice isso! 

Achei interessante dividir essa reflexão até para homenagear e reconhecer os guerreiros colegas empreendedores desse país. Mas mais do que isso, para alertar sobre essa epidemia de depressão e suicídios que estamos vivendo. Lidar com mentiras, injustiças, pressão de resultados, perda de concorrências (às vezes injustas), falta de crédito, reputação, e milhares de outros problemas do dia a dia é muito difícil e se não soubermos lidar ou pedir ajuda, corremos sérios riscos de tudo isso acontecer com a gente. Quem nos critica nunca passou pelo que passamos ou nunca teve coragem de empreender e se aventurar nesse labirinto de incertezas. Muito fácil fazer isso de fora! 

Não estou aqui para desanimar ninguém, mas sim para alertar que busquem ajuda e que não pensem que ao fazê-lo serão fracos. Muito pelo contrário! Isso também requer muita coragem!  Quem me conhece sabe que já passei por muita coisa na minha vida de empreendedorismo, desde sócios me roubando uma empresa inteira, até outros copiando cada detalhe de outra, passando por várias dificuldades financeiras, decepções, isolamento e mentiras. Uma coisa da qual me orgulho é que nesses 20 anos nunca tive um processo trabalhista e se Deus quiser nunca terei. Mas de resto tudo já passei e continuo passando. Quem me conhece também sabe que sou guerreiro e sempre enfrentei todos os problemas de frente, mas todos nós temos nossos limites!

Portanto, ao invés de sucesso a qualquer custo, busque propósito e valores. Ao invés de perfeição, seja você mesmo e se ame. Ao invés de criticar o outro sem fundamentos, ofereça ajuda e palavras positivas. Ao invés de querer ser super herói, assuma suas vulnerabilidades e busque ajuda com quem te ama. Ao invés de querer conquistar o mundo, conquiste apenas o próximo passo e depois o outro. Ao invés de julgar, ofereça o ombro. Ao invés de se isolar, se rodeie de amigos ou ajude alguém. Ao invés de buscar a eterna felicidade, busque a sua PAZ!